Skip to content

O Estado é laico, mas o dinheiro é meu

novembro 12, 2012

Uma das coisas que Dona Cremeliana gosta de esclarecer em qualquer conversa é sua saudável relação com o agnosticismo. Totalmente avessa a qualquer religião que ousasse diminuí-la ou podá-la, a senhora de 78 anos luta desde sua longínqua mocidade por um Estado laico. Ela se entristece ao saber que o número de evangélicos no congresso cresce exponencialmente a cada eleição, mas nada tira sua garra.

Quando o MPF anunciou que pretende retirar a inscrição “Deus seja louvado” das cédulas de Real, Dona Cremeliana lembrou-se da revolta que sentiu em 1986, quando o então presidente José Sarney determinou que todas as notas deveriam ser impressas daquela forma. Como esta argumentação deverá levar anos para ser aprovada, ela resolveu se antecipar.

Todos os dias, logo no primeiro horário, ela vai até o caixa eletrônico e saca uma considerável quantia em dinheiro.  Daí ela passa na padaria, compra seus pães franceses, toma um café e coloca em prática seu protesto: com uma caneta Bic, ela cobre pacientemente a inscrição de cada nota, para então depositar tudo de volta em sua conta.

Em menos de uma semana ela recebeu algumas de suas notas riscadas, e então confirmou a validade de todo o esforço. Dona Cremeliana continua riscando dinheiro, até hoje, pois essa é sua forma de ajudar o Brasil a ser um lugar melhor. Pode ser que o mundo exploda, pode ser que nada mude, mas seu protesto será notado. Se Deus quiser…

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. novembro 12, 2012 10:55 pm

    Saudade do Suburba!
    Adorei Dona Cremeliana. Acho digníssimo o protesto dela.
    Ótimo post pra variar. Merece sequência, com a relação de DOna Cremeliana e os feriados santos. =P

    Abraço meu querido!

  2. novembro 12, 2012 11:06 pm

    Adorei! Sucesso Seu Rafa. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: