Skip to content

Notas sobre um cachorro-quente

julho 5, 2013

Rufino não tinha salvação: todo dia, pela manhã, comia cachorro-quente na carrocinha que ficava na esquina da Rua da Conceição com a Assembleia. Por melhor que fosse o café preparado pela sua esposa, o sujeito preferia sair em jejum só para se esbaldar naquele molho de cebola, pimentão e tomate. Nem ligava muito pra salsicha ou linguiça, só pensava naquele molho que fermentava o dia inteiro no tabuleiro, cujo cheiro acabava -logicamente- impregnando sua roupa.

Com o tempo, o pessoal do escritório começou a achar que Rufino desconhecia a existência do desodorante, já que o vaporzinho deixava um cheiro azedo, muito similar ao cecê. Primeiro, vieram as piadinhas. Depois, as indiretas. A coisa foi ganhando tamanho até que se descontrolou. A fofoca chegou no ouvido do supervisor, que fez questão de contar para o coordenador. Não demorou muito e Rufino recebeu um email da menina do RH.

Ao saber da sua fama de fedido, Rufino fez um escarcéu na empresa. Foi esfregando a manga da camisa no nariz de todo mundo, e depois mostrou os sovacos, convocando a quem quisesse inspecioná-los, em busca de mal cheiro. Ele bem que tentou explicar que era tudo por causa do sagrado cachorro-quente que comia no café da manhã, mas cadê que alguém acreditava?

Acabou perdendo a razão e se demitiu. Saiu de lá sem nada. Desceu as escadas bufando, com a camisa ensopada de suor. Estava com tanta raiva que não viu outra saída além de se entupir de cachorro-quente. Pediu um. Dois. Quatro. “Pode colocar mais molho”, repetia. Deixou cair na roupa, esfregou pelo corpo, passou na cara, no cabelo, rolou no chão e riu de tudo, já que no final das contas ele tinha certeza de que o problema não era cecê. Sim, aquele homem sabia apreciar a vida com simplicidade.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: